quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A onda agora é conhecer e rir

Família fechando/abrindo mais um mês


Fazendo 4 meses e uma coisa bem interessante, Iara parece entender que já não está mais na barriga e está super curiosa e eu já não sinto mais falta da pança. Hormônios acalmados e estamos super curtindo as descobertas.

Esse mês a nova moda foi ser carregada olhando pra frente, conhecer o mundo e descobrir tudo. Desde sempre muito decidida, qualquer outra posição é motivo de briga e manifestação forte. É assim dentro de casa, no sling, na rua, na feira, no supermercado...fica dando pinta por ai...rs...dia desses sai do banco de leite e resolvi vir pra casa a pé pela Av. Central...olhando lojas e tal, ela estava no sling virada pra frente, eu to vendo que todo mundo passava, olhava pra ela e ria...pensei que era aquela reação normal das pessoas felizes...rir pra crianças. Até que uma passou e me falou...nossa como ela está rindo. Ai fui olhar numa vitrine e ela estava panfletando risadas pela Central....certamente alegrou o dia de alguém. Quem não se alegraria em receber gratuitamente um sorriso desses?

Sorriso gostoso


Papai mostrando os cágados
Nós sempre saímos bastante, viajamos e tudo, mas esse mês em especial fizemos saídas a passeio. Passeios que agora, além de tirar a mamãe de dentro de casa, despertam sentidos na pequenina. O encantamento com o novo é sempre algo muito lindo de se observar. Fomos ao Parque da Pedra da Cebola que é incrível pra crianças, cheio de bichos, cores, crianças, avião...rs...tudo colabora no desenvolvimento sensorial do bebê. Adoramos a Pedra da Cebola e devemos fazer mais vezes. O dia foi ainda mais agradável porque encontrei uma amiga que estava com seu esposo e filhote...nosso primeiro passeio de família. Super legal.




Pernocas

Mamãe carregando igual saquinho












Charlamos no Parque da cidade, apesar de lindo foi uma corrida de obstáculos pra chegar lá...calçadas desniveladas, com mesas, coisas estacionadas...enfim...sem nenhuma acessibilidade. Quando chego no parque um tapa: a entrada é por uma linda e rústica escada de madeira, afff...assim num dá, ainda bem que tinha uma turminha de adolescentes de me ajudaram com o carrinho. Fomos também ao cinema ver uma sessão do CineMaterna que no caso foi CinePaterna...rs...vimos Smurfs, Iara ficou super de boa no cinema, mamou, dormiu, ficou olhando pra tela grande de luz e pretendo ir a outras sessões.


CineMaterna
Parque da cidade - Serra












Atividades voltadas para mães com seus filhotes são ótimas, por que nos tiram da rotina da casa que é uma delícia, mas é legal sair pra não ficar chato. Essas saídas nos aproxima de outras mães...onde inevitavelmente trocamos figurinhas e isso é super valioso quando se está aprendendo tudo. Como aqui no ES não existe quase nada voltado para mães com filhotes, tenho tentado sair de casa por conta própria, sem atividade específica, pra oxigenar minha cabeça e claro, pra que Iara conheça o mundo. Ela é super curiosa e atenta.


Embora ela não entenda nada disso e Thiago não seja muito ligado à datas, tenho certeza que ele ficou todo bobo de receber os parabéns no seu primeiro dia dos pais...dava pra ver...rs.


Esse mês também fez um ecocardiograma, ela estava chiando logo que chorava forte...a pediatra verificou os pulmões e eles estavam limpos, pra certificar-se pediu esse exame. Ai que saco! Coisa difícil e penosa é fazer jejum em criança, pior ainda é não deixá-la dormir. Resumo: Iara ficou toda irritada e com razão, eu também ficaria. Aliás, esse dia começou cedo e bombando...eu levei um tombo da poltrona de amamentar...estava com ela no colo, por reflexo segurei-a tão firme que ela mal se assustou, mas eu fiquei com a cabeça explodindo o dia inteiro e com ela irritada, chorando, minha cabeça só doia mais ainda. Bom, a médica tentou fazer o exame sem sedação, mas ela resolveu conversar e não ficava paradinha...sedou a bichinha...ela sedada dava uns tapas na mão da médica...rs...AI QUE DIA HORRÍVEL! Mas o que importa é: o exame não acusou nada de errado.

Sempre gostamos de receber visitas e isso vem das nossas famílias, casas sempre cheias. Desde que ela nasceu eram visitas tranquilas, mas esse mês começaram os almoços agitados de domingo. Nada de babilônia, mas festinhas que ela tem participado e ficado até tranquila. Acho importante ela não só se acostumar, como gostar dessa cultura...isolamento faz mal.

Ah, se lembra das cólicas? Passou a fase, durou de 1 mês e pouquinho até 3 meses, com a ajuda do cházinho foi-se embora.

Na onda dos estímulos, ela agora fica mais tempo no chão, apesar de que pra ela a posição de bruços é pra dormir...rs..., mas ela faz um esforcinho. Ela gosta mesmo é de fazer força pra se levantar dos travesseiros, parece até que vai conseguir. Mas o Toy que se cuide que em breve ela estará catando ração na vasilha dele. Compramos o tapetinho para ajudar a distrair a sereinha, ela se amarrou no solzinho que é crocante. Fica lá brincando enquanto posso até lavar roupaas, adorei a novidade.

Tapete ginásio

Essa última semana ela pegou um resfriadinho, essa mudança louca de temperatura não nos deixou ilesas e ela está com o narizinho entupido, resmungona, dengosa, mamando sem parar. Virei a chupeta, o descongestionante e o cobertor de orelhas...adorei a parte do dengo, mas ver a pequenina dodói é péssimo.

Meus cabelos estão caindo loucamente, mas tudo bem, já sei que é normal. Os dela, já tinha caído toda a parte de cima...tava com o cabelo igual de frade...rsrsrsrs, agora que a crosta lactea (casquinha no couro cabeludo) já saiu toda, os cabelinho de cima estão crescendo e os de baixo caindo. 

Mas mesmo dodóizinha ela é a nova mala velha do pedaço e se acaba de rir por tudo e já faz um tempinho que ela gargalha, aquelas deliciosas risadinhas de crianças. Então, hoje no quarto mesiversário dela, o presente é nosso. Gargalhadas com Iarinha.



Mês de muitas mudanças, crescimentos, desenvolvimentos. Algumas mães voltam ao trabalho agora, nessa hora em que o bebê precisa tanto da gente. Eu estaria péssima se tivesse que voltar a trabalhar agora. Melhor ficar mais um pouquinho com a pequetita.

Ah, desde o dia 01/08 ela tomou LA somente duas vezes. Estamos nos entendendo super bem. Aparentemente ela não será um bebê balofinho, mas está ótima e isso não é de fato o mais importante. Estou aprendendo a respeitar o seu andamento. Saudável, esperta e linda, ela é nosso amor.

Fechou o  mês conseguindo se virar sozinha na cama...opa...muito movimento nos espera!

4 comentários:

  1. É tão gostoso acompanhar cada conquista desses pequerruchos não é mesmo? Parabéns Sereinha linda!

    ResponderExcluir
  2. Sim é...delícia reparar detalhes novamente. Redescobrir como tudo é tão importante. Adulto é coisa chata mesmo né?!? Nem liga pras cores do mundo...rs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog da princesa. Eu não disse a vc que a maternidade mudaria sua vida pra sempre? beijos e muitas outras descobertas, tanto para mamãe como para filha.

    ResponderExcluir