domingo, 1 de maio de 2011

O momento sublime!

Nós pais não temos muita ideia do que é a gravidez; as mudanças no corpo, na mente, e principalmente, da relação que a mãe estabelece com o bebê desde a concepção. Ela passa os 9 meses com aquele serzinho ali, lembrando-a 24 horas por dia que tem alguém chegando; aos pais cabe acompanhar e ajudar da melhor maneira, mas não há como ter ideia do que se passa. Por mais que as mães apresentem sinais dessas transformações, nós ficamos meio confusos, e por vezes até parecemos meio relapsos diante da ideia do que está por acontecer: uma outra pessoa chegará ao mundo.


Aos fatos: no sábado, 23, ficamos apreensivos com dores que a Grazzi sentia, a possibilidade de sair correndo pro hospital era iminente. Além de não querer mesmo isso (sair esbaforido), a zona de conforto estava sendo transgredida; realmente está nascendo, a vida como a conhecemos está prestes a mudar radicalmente. Mas na segunda, 25, após a consulta com a ginecologista e a confirmação de que Grazzi deveria ser internada no mesmo dia, paradoxalmente sou acometido por uma súbita tranquilidade; ansiedade sim, mas tranquilidade com aquelas ideias apavorantes do mundo virando de ponta cabeça. É o primeiro momento em que todas as minhas conjecturas acerca de como será a vida daqui pra frente deixa de povoar meu imaginário; a confirmação de Iara chegando me preenche com um orgulho e uma felicidade sem nenhum precedente durante a gravidez.


Etc., etc., chega o momento do parto, as enfermeiras vem buscar a Grazzi pra sala de cirurgia. Ela eu não sei como se sentia, mas eu estava tranquilo e confiante; e uma vontade transbordante de ver o rosto da minha filhinha... Infelizmente não pude ver o parto, mas não me importei; sei que a Grazzi deveria estar muito desejosa da minha presença, mas a confusão na maternidade era tão grande que, mais importante do que eu ver o parto, era a certeza de um parto mais tranquilo pra Grazzi e pra Iara, sem estresse.


A espera angustia um pouco, apesar da minha conhecida paciência: tá tudo correndo bem? Elas estão bem? Teve complicação pra Grazzi? Iara nascerá com saúde? De repente o pediatra abre a porta com um lindo bebê nos braços e pergunta por Thiago Duda; a primeira coisa que me chamou a atenção foi o semblante, onde na hora me reconheci. Este é um momento que tenho certeza que jamais será perfeitamente descrito por palavras... Eu não tenho a menor dúvida de que foi o momento de maior felicidade da minha vida e, aqueles que amo me entendam, o momento em que o amor atinge sua plenitude... Dizem que na iminência da morte a vida passa diante de nossos olhos por um instante; não posso dizer sobre a morte, mas algo semelhante acontece no nascimento... Aquela pessoinha é resultado de uma vida, em que muitas coisas aconteceram, por onde muitas pessoas passaram, onde muitas coisas foram sentidas. Nela vi o início de sua própria história, porém uma história que já traz consigo a minha história, a história da Grazzi e de tudo aquilo e todos aqueles que aconteceram em nossas vidas, desde o nosso nascimento... Sim, nesta pequenina e frágil criaturinha cabe tudo isso e mais tudo aquilo que está por vir...


O amor agora se mostra inesgotável. Quero tê-la o tempo todo comigo, quero ficar olhando pra sua carinha (carinhas, na verdade...rsrsrs...), trocar a fralda, dar banho, embalar nos braços, ajudar a mamar, ficar olhando, ficar olhando... Todo o esplendor da natureza se revela, recobrando-nos a consciência de que é isso que somos: natureza! O choro quando tem fome, o ato de mamar, o reconhecimento do cheiro da mãe, da voz dos pais... Instinto, corpo, comida, amor, vida, Terra... Não que não possamos ter essa consciência por nós mesmos, mas o momento do nascimento nos apresenta isso de uma forma tão singular e intensa que dá um sentido de completude no nosso sentimento de pertencimento a tudo isso que acaba por acontecer: a Vida!

4 comentários:

  1. Que delícia vir até aqui e enxergar todo esse amor que por mais que saibamos que seja normal (amor de pai) foi lindamente transmitido pra gente. Chorei com o texto e gostaria que soubessem que mesmo assim de longe torço pra que toda essa felicidades reine diariamente no mar de Iara. beijo grande aos três!
    Ivana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Grazzi pelo papai que acaba de nascer...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Chorei... Toda essa felicidade transbordante conseguiu chegar aqui na Bahia e me fazer chorar de felicidade também. Aquele choro que vem sem querer e termina num sorriso largo e orgulhoso!
    Parabéns, queridos! Bem-vinda, Iara!

    ResponderExcluir