quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

E ela fez 7 meses.

Esse mês de novembro foi de muita novidade...e qual não é, né sereinha? Quando a gente acha que sabe as coisas, esquece de valorizar os aprendizados. Uma pena não termos memória dessa fase de não saber andar, falar, comer....

Bom, começamos nossa aventura pela introdução dos alimentos sólidos. Ela que demosntrava muito interesse pelo nosso prato, parecia estar pronta para começar a comer. Mas ninguém me contou que era tão difícil...rs...isso tudo é muito complicado pra quem ta viajando pela primeira vez na maternidade...é bem diferente de ver alguma amiga fazer, ouvir falar e tal...na hora mesmo o que conta é a paciência. Eu já contei aqui que eu descobri uma fonte de paciência que estava escondida em algum lugar, foi descoberta na hora certa. Para o bem da Iara. 

Iniciamos pelas frutinhas básicas e logo de cara um susto...além dela não ter "gostado" da coisa, veio um cocô meio estranho, parecia gelatina. Ta, ta, o intestino dela ta aprendendo e foi uma reação normal....agora eu sei disso...mas fiquei estranha e liguei pra Pedi...que riu e pediu pra não repetir a Pera por enquanto...rs. 
Dindinha tentando dar banana

Depois de conseguir um avanço com as frutinhas básicas, foi liberado a introdução das outras frutas e dos salgados. Percebi que a dificuldade é mesmo com textura e não gosto, mas temos tido avanços. Bom, o negócio é paciência mesmo, tem dia que ela come direitinho e tem dia que não topa nada. Enfim, depois descobri um dos motivos...rs...


Nesse período também observei que a chamada coordenaçao motora fina está super desenvolvidinha...muito legal acompanhar...mãozinhas descontroladas, mãozinhas começando a responder estímulos, mãos pegando coisas, mãos balançando coisas deliberadamente, mãozinhas que trocam coisas de mãozinhas, mão que paga sozinha as coisas, mãozinha que vai buscar coisa, que faz movimentos de vários tipos, que pegam coisas pequeninas lá longe...lindo....fora o corpinho que está soltinho, soltinho.

Logo que chegamos de Salvador, ela teve um pouco de dificuldade para dormir...acho que estranhou a falta de espaço no berço (estava dormindo num colchão de casal) e também por todos os novos movimentos...nos renderam boas acordadas noturna.

Iniciamos também a participaçao política da pequenina...rs...fomos nas estapas municipal e estadual da conferência de Mulheres e Iara era o bibelo da conferência...zanzando de mão em mão da mulherada ela ficou até de boa. A mamãe que ficou com uma peninha da rotina pesada que foi imposta, mas ela tirou de letra.


Passeado por ai, fomos surpreendidos por uma chuva e uma forte ventania que virou uma farra pra pequenina. Ela adorou esse negócio de sombrinha e vento na cara.

O brinquedo de bolinhas, fez uma enorme alegria por aqui...adorou rolar as bolas, balançar o smile e incluiu o cachorro nas brincadeiras também...rs....iniciamos a fase das brincadeiras elaboradas...quem foi que disse que mordedores não são elaborados, né mesmo?!? Mas é que agora é chegada a fase de bater coisas, encaixar trecos e lá vamos nós.
O amigo Toy

Ele também brinca.

Um dia antes de fazer os 7 meses pontou o bendito do dentinho. No dia 23 a tarde eu tinha passado pomadinha na gengiva que estava bem irritada e não havia nada, quando foi a noite ela ficou bastante irirtada pra dormir, não dormiu com o pai, acordou a noite inteirinha e como de costume acordou na hora que o pai estava se arrumando, brincou e veio mamar pra tirar mais uma soneca....irritada, pegou meu dedo e colocou na boquinha...foi ai que senti o dentinho, ainda transparente, mas arranhando bastante. Estava explicada a alteração no humor, a dificuldade de comer e foi lindinho ela me mostrar o dentinho.


Linda e esperta Iara já tem 7 meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário