terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pegar, explorar, se jogar e seguir conhecendo....

Olha, eu estou me amarrando nesse lance de acompanhar cada avanço e as pequenas vitórias de Iara. Pequena pra quem? É, a gente não tem idéia de como deve ser difícil controlar nosso corpo, já que só lembramos dele já controlado... Não filha, são vitórias gigantes.

Mas então, esse mês a Iara começou a aprender a dominar seu corpinho. Interessante como quando nascem as mãos ficam passando descontroladas na frente do rosto, chamávamos de ventiladorzinho...ela usava bem esse artifício...rs, depois os braços ficam mais calmos, descobriu as mãos, descobriu as pernas, e ops...achou os pézinhos...esse mês teve a descoberta dos pés, ficou apaixonada pelos gorduxinhos...mas ainda não consegue colocar na boca...é a boca que as vezes vai até eles...aliás, tudo vai direto pra boca...tudo mesmo...

 

Rolar virou uma coisa simples, ela dorme de bruços e agora consegue se virar com um pequeno impulso, mas isso já deu muito trabalho...primeiro tinha que ficar jogando o corpinho...rs...e agora já está começando a se arrastar pra pegar coisas, embora não goste muito de ficar no chão...


Ela acorda uma vez pra mamar de madrugada e depois acorda cedo...é o despertador do pai dela...rs...sempre chora e é assim que corremos pra acudir, mas agora tem uma nova forma de nos avisar que acordou de manhã...ela acorda, fica um tempinho lá de boa...se ninguém chegar, ela dá uns gritinhos...quando a gente chega ela está tipo tartaruguinha ou se virou e está brincando com o móbile. Linda.

A linguagem está cada vez mais desenvolvida e a fala é uma graça...tem uma vozinha fofinha...rs...ainda está nas vogais e sons estranhos de boca fechada e é uma gritona...mas bate papos enquanto mama, enquanto brinca e quando não quer dormir....o sorriso, ah o sorriso, esse continua lindo e cada vez mais arregalado...mas quando ela quer observar as pessoas e ficar séria, é muito engraçado. Ela não da trela logo de cara...rs.

Muito durinha, ela já fica uns tempinhos sentadinha sozinha e se eu pegar ela pelos quadris ela fica bem firme...já consegue ficar sentada sem ajuda na banheira e na cama, mas na cama ela joga o corpinho pra frente e fica apoiada nas pernas...rs...folgadinha...

Dia desses fui varrer a casa e deixei ela sentada dentro da almofada de amamentar, quando voltei ela estava terminando de se jogar pra frente, ficou em posição de gatinho e se arrastou até pegar o chocalho de borboletas que estava ao lado dela....caraca, fiquei super emocionada de ver minha pequenininha daquele jeito...aprendendo a ganhar o mundo...ownnnnn....





Esse mês também foi bastante cansativo...a gengiva dela parece incomodá-la, está inchada e Iara ta babando muito, vive com a mãozinha ou as duas na boca...a nossa também ajuda e tudo mais que conseguir pegar ajuda a dar uma coçadinha, mas isso deixou a pequenina muito irritada, chorando de nervoso e pelejando ainda mais para não dormir, brigando com o peito, comigo....afff....me cansei e fiquei meio chateada...precisei respirar fundo algumas vezes pra não perder a paciência. Um domingo desses já beirava as 16h a Dinda Bia me ligou e disse : Cumadi, tudo bem?? Respondi: NÃAAAAAAAAAAAOOOOO....tô com fome, não tomei banho ainda, Iara não tomou banho ainda e ela não me deixa....[...], ela mais que depressa veio nos socorrer...cara, é muito difícil e dá muito trabalho cuidar de um bebezinho.

Mas ai depois de respirar tudo se acalma e lá vem ela com seu sorrisão lindo...


A bichinha troca os brinquedinhos de mão, pega eles em outros espaços....começou a entender os lugares....acompanha tudo com muita atenção e vai que vai.

Passeamos bastante e esse mês foi de iniciar as atividades políticas...rs...participei da conferência das mulheres e a pobrezinha rodopiou de mão em mão...rs, dia desses foi até reconhecida na rua... "Ei Iara" falou uma mulher desconhecida...eu fiquei estranha, mas ok deixei pra lá....ai ela veio falar comigo...."oi, você estava na conferência, né? Eu lembro de vocês" ...rs... Ok, ela sabia o nome da Iara...hahahaha.

Esse mês foi assim...aprimorar movimentos, rir bastante, ficar irritada com a gengiva, arrasar pela rua, mamãe babar, babar e babar...rs....

Dia desses reli um texto e também recebo boletins semanais de desenvolvimento dos bebês...e embora eu também ache que cada bebezinho é um serzinho com sua própria história e não dá pra ser rígido com isso de boletins...é interessante acompanhar o desenvolvimento e ver que ela faz tudo na fase prevista...é curioso porque seguimos uma linha de aprimoramento... o fato de ter várias amigas e amigos com filhotes...é, somos adultos...possibilita ver como os pequeninos são sagazes.

Sereia que é, adora um bainho.

3 comentários:

  1. Debora luiza sperandio27 de setembro de 2011 às 18:39

    Adorei Grazi!

    ResponderExcluir
  2. Grazi querida parabéns poxa que falta a minha. Mas mesmo assim quero desejar tudo de bom para essa linda família que amo de paixão e vc sabe disso né? Essa SEREIA será muito abençoada por Deus, um verdadeira benção, lindíssima Parabéns!!!!! Thiago e Grazi. Amo vocês muitoooooooooooooo. Tia Luiza

    ResponderExcluir
  3. Essa sereia está muito muito gostosa. Que vontade de morder!!!

    ResponderExcluir